sexta-feira, 14 de setembro de 2012

HIPER-PORTFÓLIO


TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO – ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TICS


CURSISTA: VANESSA SANTOS FONSECA
UNIDADE 2: INTERNET, HIPERTEXTO, HIPERMÍDIA
ATIVIDADE: ATIV 2-5 CRIANDO UM PORTFÓLIO EM HIPERTEXTO, O SEU HIPER-PORTIFÓLIO
MUNICÍPIO: SÃO JOÃO DA LAGOA-MG
ESCOLA MUNICIPAL BENEDITO PEREIRA LIMA
FORMADORA: SUZANA ALVES ARAÚJO


MEU HIPER-PORTIFÓLIO


·         Trabalho com Educação Infantil desde 2006 no Pré Escolar Municipal Fada Encantada em São João da Lagoa- MG
·         Participo do Programa Nacional de Formação continuada em Tecnologia Educacional- ( PROINFO INTEGRADO)
·         Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologias na Educação. Tem como objetivo promover ações de formação continuada que contribuam para:
- dinamizar e qualificar os processos de ensino e de aprendizagem (para melhorar a aprendizagem dos alunos, promovendo o desenvolvimento de competências, habilidades e conhecimentos esperados em cada nível/série).
- inclusão digital de professores e gestores de escolas públicas da educação básica e comunidade escolar em geral;


ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO CURSO

UNIDADE 1: TECNOLOGIA NA SOCIEDADE, NA VIDA ESCOLAR
·         Nesta unidade fizemos uma reflexão sobre nosso papel em uma sociedade em que as tecnologias geram mudanças. Fui sugerido a elaboração de uma síntese abordando assunto e a mesma foi postada na plataforma  e –proinfo na Biblioteca.


FÓRUM: QUEM SOU EU COMO PROFESSOR E APRENDIZ?
·         Aqui refletimos sobre: o que é ser professor hoje? Elaboramos um pequeno texto que foi postado na plataforma no fórum.



DIÁRIO DE BORDO
Aqui fizemos reflexões a partir das questões:
Como o professor pode desenvolver uma pratica pedagógica integradora que contemple os conteúdos curriculares, as competências, as habilidades e as diferentes tecnologias disponíveis na escola em ações nas quais as tecnologias possam contribuir efetivamente? Como o professor pode  criar uma situação de aprendizagem com uso de tecnologias que seja significativa para o aluno?
 Em seguida postamos no espaço diário de bordo.


UNIDADE 2- INTERNET, HIPERTEXTO, HIPERMÍDIA

Nesta unidade vivenciamos novas linguagens e formas de trabalho. Refletimos sobre a experiência de navegar livremente na internet. Conhecemos e experimentamos hipertextos.


FÓRUM
Neste fórum relatamos a experiência de navegar livremente na internet. Conceituamos hipertexto com base em arquivos da internet , postamos e comentamos as postagens dos colegas.


BLOG
No blog estamos desenvolvendo postagens. Esta atividade propõe a criação de um hiper-portifólio, onde registraremos as atividades desenvolvidas durante o curso.


Nenhum comentário:

Postar um comentário